Uns jogam para chegar aos primeiros lugares, outros jogam para subir de divisão e há ainda aqueles que lutam para não descer. Paços de Ferreira e Estoril Praia são os últimos classificados da Primeira Liga, com 29 e 26 pontos respetivamente, e estão na luta contra a despromoção. Mas, não são os únicos: a eles juntam-se ainda cinco equipas. A luta contra a descida está ao rubro.

Os mais recentes acontecimentos

Na última jornada muito aconteceu. O Estoril perdeu com o Aves e viu a despromoção cada vez mais perto. As duas equipas estiveram empatadas a zero até aos 81 minutos quando Nildo Petrolina arrancou a esperança das mãos dos canarinhos. Mas, nem tudo está perdido visto que os últimos dois jogos da equipa de Ivo Vieira são contra companheiros da linha de descida. Mas a vitória do Aves não acertou apenas no Estoril, mas também no Paços de Ferreira que acabou atirado para a linha de despromoção. Para piorar, perdeu ainda com o Boavista que vinha de um jejum de cinco jogos sem vencer. Mas nem tudo é mau e houve uma equipa que saiu mais alegre desta jornada, o Feirense. A equipa de Santa Maria da Feira deslocou-se até Setúbal para vencer o Vitória por 2-0 e tirar assim a corda do pescoço, ou pelo menos aliviar ligeiramente o sufoco, enquanto puxavam os sadinos para 16º.

A ordem dos (des)afogados

Três pontos são sempre três pontos, mas há uns que tem um sabor mais forte que outros. Nestas últimas jornadas, todos os pontos contam numa altura em que o mais importante é não perder embora alguns tenham a vida mais dificultada que outros.

Belenenses é, entre o grupo em risco, o mais descansado. A duas jornadas do fim da época está em 12º lugar da tabela com 34 pontos: 8 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Na 31º jornada foi à Capital do Móvel para tentar bater o Paços de Ferreira, mas saiu apenas com um empate. Mesmo assim, o treinador Silas mostrou-se satisfeito com a equipa e deu a permanência na Primeira Liga como garantida, e é capaz de ter razão. Faltavam na altura três jornadas e estavam em jogo nove pontos. Agora, já sabemos que o Belenenses perdeu com o SC Braga, mas mesmo assim a permanência continua no horizonte.

O mesmo não se pode dizer dos outros seis clubes: Moreirense, Desportivo das Aves, Feirense, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira e Estoril Praia.

A equipa de Petit segue em 13º lugar com 32 pontos: 8 vitórias, 8 empates e 16 derrotas, a última delas com o Vitória de Guimarães. O antigo jogador do Benfica pegou na equipa de Moreira de Cónegos numa fase difícil e tentou dar-lhe a volta. A situação melhorou, mas a descida ainda não está completamente fora de hipótese. Pela frente, o Moreirense tem ainda o Desportivo das Aves e o Benfica. É o primeiro que ainda dá alento à equipa visto que o Aves está na mesma situação com apenas um ponto de diferença. Ou seja, em 14º lugar o Desportivo das Aves tem 31 pontos, fruto de 8 vitórias, 7 empates e 17 derrotas, mas a respirar melhor depois de bater o Estoril Praia no último jogo. Pela frente, além do Moreirense, o Aves tem ainda de enfrentar o Chaves, 7º classificado.

A partir daqui a situação torna-se ainda mais complicada: quatro equipas, poucos pontos de diferença e dois clubes que vão descer para a segunda liga – os verdadeiros aflitos.

O Feirense tem neste momento 30 pontos em 32 jogos: 9 vitórias, 3 empates e 20 derrotas. Pela frente tem ainda o líder do campeonato, FC Porto, e o último classificado, Estoril Praia, em dois confrontos que é obrigado a ganhar se não quiser despedir-se da Primeira Liga. Abaixo do Feirense estão Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira, ambos com 29 pontos, e Estoril Praia com apenas 26 pontos. O Vitória vai ainda jogar com Estoril Praia e Tondela, já o Paços vai receber o Rio Ave e visitar o Portimonense. O Estoril Praia só joga com os companheiros aflitos, Setúbal e Feirense.

Contas finais

Resumindo e concluindo ainda nada está decidido e ainda muito pode acontecer nestas últimas duas jornadas. Estão em jogo seis pontos, os mesmos seis pontos que separam o Estoril Praia, 18º, do Moreirense, 13º. Portanto, se o Estoril vencer os dois próximos jogos e o Moreirense perder ambos, a situação pode inverter-se visto que destas sete equipas, apenas o Feirense e o Moreirense vão defrontar os grandes. O mesmo pode acontecer com as quatro equipas que separam Estoril e Moreirense na tabela de classificação.

Comentários