Os 16 clubes classificados às oitavas de final já sabem seus respectivos caminhos para conquistar a América. Teremos confrontos entre brasileiros e argentinos, brasileiros e uruguaios e até entre dois clubes do Brasil, o que já garante pelo menos um representante verde e amarelo nas quartas de final. De um lado da chave teremos três argentinos com boas chances de título, além do Atlético Mineiro. Do outro lado temos cinco brasileiros entre os favoritos. Deste modo, há grande expectativa por uma final entre dois clubes canarinhos ou um confronto Brasil e Argentina.

Confira os Confrontos:

Guaraní (PAR) x River Plate (ARG)

Copa Libertadores 2017 - Guarani x River Plate

O Aurinegro é o quarto maior campeão paraguaio com 11 títulos nacionais. Na Libertadores, sua melhor campanha foi em 2015, quando chegou às semifinais e foi eliminado justamente pelo River Plate. Os argentinos têm mais tradição. O River já conquistou a Libertadores três vezes (1986, 1996 e 2015), além da Sul-Americana em 2014, Recopa Sul-Americana em 2015 e 2016 e uma Supercopa Sul-Americana em 1997. Los Millonarios, como são conhecidos por lá, são os maiores campeões da Argentina com 36 títulos nacionais e o clube de seu país que mais vezes disputou a Libertadores da América. Pelo histórico e momento que vive, o River Plate é favorito. O primeiro jogo será no dia 04/07 no Paraguai e o jogo da volta será realizado na Argentina, em 08/08.

Jorge Wilstermann (BOL) x Atlético Mineiro (BRA)

Copa Libertadores 2017 - Jorge Wilstermann x Atlético Mineiro

Os bolivianos são os terceiros maiores campeões nacionais com 13 títulos. Uma curiosidade é que o Wilstermann foi o primeiro clube da Bolívia a participar da Libertadores. O Galo, mais tradicional, conquistou a “Liberta” em 2013, a Copa Conmebol em 1992 e 1997, além da Recopa Sul-Americana em 2014. O clube é o maior campeão mineiro com 44 títulos estaduais, mas tem apenas um título do Campeonato Brasileiro, o mais disputado do mundo. O momento faz do Atlético Mineiro o grande favorito para este confronto. O jogo de ida será na Bolívia no dia 05/07 e o da volta será no Brasil no dia 09/08.

Emelec (EQU) x San Lorenzo (ARG)

Copa Libertadores 2017 - Emelec x San Lorenzo

O Emelec é o time equatoriano com mais presenças na Libertadores: 26 no total. Dono de 13 títulos do campeonato nacional, a melhor participação do time na “Liberta” foi em 1995 quando terminou em terceiro lugar. Já o clube argentino, além de ter como torcedor ilustre o Papa Francisco, soma a sua história uma Libertadores em 2014, a Sul-Americana de 2002 e mais 15 nacionais. Por ter um elenco mais forte e devido sua reação na fase de grupos, o San Lorenzo é favorito. Os jogos ocorrerão nos dias 06/07 no Equador e 10/08 na Argentina.

The Strongest (BOL) x Lanús (ARG)

Copa Libertadores 2017 - The Strongest x Lanús

O time boliviano é o segundo maior campeão de seu país com 14 nacionais. O time nunca passou das oitavas de final do torneio, tendo este ano a chance de fazer sua melhor Libertadores de todos os tempos. Os argentinos, apesar da pouca expressão no futebol nacional por possuírem apenas dois títulos do Campeonato Argentino, guardam em sua galeria de troféus duas taças internacionais: Copa Sul-Americana de 2013 e Copa Conmebol de 1996. O mais longe que o Lanús chegou na Libertadores foi nas quartas de final em 2014 quando foi eliminado por outro boliviano, o Bolívar, por sinal o maior rival do The Strongest. Pelo conjunto e por sua defesa sólida, o Lanús tem um leve favoritismo. Os confrontos ocorrerão nos dias 06/07 e 08/08, respectivamente, na Bolívia e na Argentina.

Atlético Paranaense (BRA) x Santos (BRA)

Copa Libertadores 2017 - Atlético Paranaense x Santos

O confronto entre brasileiros desta fase traz o Santos, que fez ótima campanha na fase grupos, diante do Atlético Paranaense, que se classificou de forma heroica no considerado “Grupo da Morte”. Este jogo já garante o Brasil nas quartas de final, com chances de termos um novo confronto entre compatriotas. O Furacão, com um histórico mais humilde que o de seu adversário, possui grandes feitos. Traz em seu currículo um vice-campeonato da Libertadores em 2005 diante do São Paulo. Se tratando de títulos, o rubro-negro é o segundo maior campeão paranaense com 23 conquistas estaduais, além de ter conquistado um Campeonato Brasileiro em 2001. O Peixe, três vezes campeão da Libertadores, oito vezes campeão nacional e 22 vezes campeão estadual, traz um elenco mais preparado para o torneio, sendo favorito para avançar às quartas de final. Os jogos ocorrerão na Arena da Baixada no dia 05/07 e na Vila Belmiro no dia 10/08.

Barcelona de Guayaquil (EQU) x Palmeiras (BRA)

Copa Libertadores 2017 - Barcelona de Guayaquil x Palmeiras

O time equatoriano fez ótima campanha na primeira fase, terminando em segundo por conta do saldo de gols. Os atuais campeões nacionais somam 15 títulos do Campeonato Equatoriano. Los Amarillos chegaram a duas finais de Libertadores, em 1990 e 1998, mas terminaram com o vice-campeonato em ambas as ocasiões, sendo que em 1998 foram derrotados por outro clube brasileiro: O Vasco da Gama. O alviverde paulista, que também é o atual campeão de seu país, é o maior campeão brasileiro com nove títulos nacionais, além de 22 estaduais e uma Libertadores em 1999. O Palmeiras é favorito para este confronto. O jogo de ida no Equador será realizado no dia 05/07, enquanto que o jogo da volta no Brasil acontecerá em 09/08.

Godoy Cruz (ARG) x Grêmio (BRA)

Copa Libertadores 2017 - Godoy Cruz x Grêmio

O time argentino participa apenas de sua terceira Libertadores. Sem nenhum título do Campeonato Argentino e com um vice-campeonato como melhor campanha no nacional, o Godoy Cruz tenta aparecer para o mundo e começa a ganhar espaço na Argentina. Este ano o clube já conseguiu sua melhor campanha na história da Libertadores da América ao avançar da fase de grupos. Maior e mais famoso, o Tricolor Gaúcho traz em seu histórico duas Libertadores: 1983 e 1995. Além disso, o time tem uma Recopa Sul-Americana e dois títulos do campeonato nacional. Os brasileiros são favoritos neste confronto entre Brasil e Argentina. O jogo de ida será na Argentina no dia 04/07 e o da volta será no Brasil em 09/08.

Nacional (URU) x Botafogo (BRA)

Copa Libertadores 2017 - Nacional x Botafogo

O time uruguaio é, ao lado de seu compatriota Peñarol, o clube com mais presenças na Libertadores: 44 no total. Ao lado de River Plate e Santos, é o time presente nas oitavas de final deste ano com mais títulos no torneio: 3 ao todo. Além disso, possuem uma Recopa Sul-Americana e 46 títulos do campeonato nacional, sendo o segundo maior campeão de seu país. O Glorioso, em números, pode parecer mais modesto, tendo em vista que participa apenas pela quinta vez do torneio, possui dois títulos nacionais e 20 campeonatos estaduais. Mas o time da Estrela Solitária traz em seu currículo um torneio internacional: A Copa Conmebol de 1993. As histórias dos dois clubes são até bem parecidas. Os dois times cederam praticamente seus elencos inteiros para as seleções nacionais campeãs do mundo. Curiosidade sobre o Botafogo é que o alvinegro é o time que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira na história das Copas. Os brasileiros fizeram melhor campanha na fase de grupos e levam uma pequena vantagem para o confronto, mas este será o duelo mais equilibrado desta fase. O primeiro jogo será no Uruguai no dia 06/07 e o jogo da volta será realizado no Brasil em 10/08.

Apostas Linha de Passe para as quartas de final:

  • River Plate x Atlético Mineiro
  • San Lorenzo x Lanús
  • Santos x Palmeiras
  • Botafogo x Grêmio
Comentários