Futebol Português

Vivemos numa época em que os nossos olhos apenas se focam nos grandes clubes e acabamos por esquecer e desvalorizar aqueles que também tudo fazem por amor ao futebol. Uma nova época aproxima-se e é tempo de refletirmos.

Em Portugal apenas três equipas (SL Benfica, FC Porto e Sporting) motivam grande destaque nos órgãos de comunicação social. Os restantes clubes não vendem, apenas aparecem no “radar” quando defrontam uma dessas equipas que ocupam os três primeiros lugares da tabela classificativa.

Nos outros países acontece exatamente a mesma coisa. Só ouvimos falar em Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus entre outros. E, por que razão não damos a devida importância às outras equipas?

O ex-técnico do Desportivo de Chaves, Luís Castro, na passada época, numa antevisão de um jogo, referiu que “não podemos tentar maquilhar o futebol português”, tecendo várias críticas à forma como são tratados determinados clubes. É esta a realidade pura e dura do futebol nacional, a total descredibilização das equipas de pequena dimensão.

Estas equipas também movem centenas de pessoas a um estádio, trazem alegrias a cidades pouco conhecidas, fazem de tudo para se afirmarem e nunca perdem a esperança de alcançar um lugar de prestígio na tabela.

Quando um clube de “menor dimensão” vence um “grande”, as capas dos habituais jornais desportivos portugueses não dão enfase à vitória alcançada, mas sim à derrota do outro clube.

Felizmente ainda existem adeptos que fazem com que o verdadeiro sentido da palavra “futebol” prevaleça. Fazem tudo pelo clube do coração e defendem-o até ao fim. Tornam uma pequena equipa numa grande equipa.

Tudo depende de nós e da importância que damos, ou que devíamos dar a determinados assuntos. Talvez meses a fio de debate sobre o tema Bruno de Carvalho e Sporting não mereça o destaque que é dado pelos órgãos de comunicação social e, infelizmente, é também dado por todos nós.

As coisas podem mudar e só depende de nós. É tempo de valorizarmos as conquistas de todos. Já vimos um Moreirense ganhar a Taça da Liga, um Desportivo das Aves vencer a Taça de Portugal… tudo é possível, basta acreditarmos.

Comentários