João Filipe - SL Benfica

A equipa de sub-19 do SL Benfica recebeu e venceu o Bayern de Munique por 3-0, em partida relativa à UEFA Youth League 2018/19. A vitória dos encarnados foi inequívoca e convincente mas, mais do que isso, ficou mais uma vez comprovado que há novos craques na forja para o futebol benfiquista e português.

João Filipe, Florentino Luís, Úmaro Embaló, Tiago Dantas e muito mais…

E que craques! Um deles, talvez aquele que por esta altura mais se fala, chama-se João Filipe. É o capitão de equipa e joga a extremo. O “J”, como é conhecido no Mundo do futebol, é dono de uma técnica apuradíssima e consegue fazer o que quer com a bola nos pés. Neste jogo apontou dois golos e foi o maestro de uma orquestra que dá gosto de ver atuar.

João Filipe que foi uma das grandes figuras no campeonato Europeu 2018 de sub-19, realizado na Finlândia. Recorde-se que nessa competição Portugal bateu a Itália na final por 4-3, após prolongamento. “J” sagrou-se mesmo o melhor marcador do torneio, juntamente com o português Trincão (SC Braga), com cinco golos cada. Para além disso, e à semelhança do seu colega de equipa Florentino Luís, João Filipe conseguiu integrar ainda o onze ideal do Euro 2018 de sub-19.

Para poder singrar definitivamente no futebol profissional, faltará apenas a João Filipe alguma dimensão física. O jovem internacional português tem trabalhado no sentido de ganhar esse músculo e “pulmão” que ainda lhe falta. Mas poderá ser apenas uma questão de tempo até vermos o extremo a brilhar na equipa principal do SL Benfica.

Outro que não engana é Florentino Luís. Médio defensivo a quem muitos apontam um futuro brilhante e que revela já uma maturidade acima da média. Muitas vezes comparado a Wilson Carvalho, o “Tino”, como é tratado pelos seus colegas de equipa, integra a equipa B dos encarnados. Neste jogo diante do Bayern de Munique foi outra das peças chave do triunfo benfiquista, conseguindo controlar o maior poderio físico dos alemães.

Quem também integra esta equipa benfiquista na UEFA Youth League 2018/19 é Úmaro Embaló. Jogador que ficou recentemente famoso por ter estado iminente a sua transferência para o RB Leipzig a troco de 15 milhões de euros. A transação acabou por não se efetuar, mas percebe-se perfeitamente o porquê do forte interesse dos alemães. Úmaro é uma autêntica “seta” apontada à baliza dos adversários. Quando acelera, dificilmente é travado. Só em falta. Que o digam os jovens do Bayern de Munique, que ficaram carregados de cartões amarelos nesta partida.

É obrigatório destacar igualmente o nome de Tiago Dantas. Que jogador! Médio de grande qualidade que neste momento é também o capitão de equipa dos juniores. Para além da sua comprovada capacidade técnica acima da média, Tiago Dantas consegue ainda ser um líder nato. Joga e faz jogar. Faz lembrar João Moutinho.

Os quatro nomes acima referidos mereceram maior destaque e menções personalizadas, mas os restantes jogadores devem ser igualmente seguidos com atenção. O guarda-redes Celton Biai, os centrais Gonçalo Loureiro e Pedro Álvaro, o médio Nuno Santos e o avançado Gonçalo Ramos, deixaram também excelentes indicações. Mais discretos tiveram os laterais João Ferreira e Nuno Tavares.

Relativamente ao jogo propriamente dito, o Benfica teve mais forte no primeiro tempo, tendo marcado neste período por intermédio de João Filipe (14’) e Gonçalo Ramos (18’). Na segunda parte o Bayern de Munique surgiu mais personalizado, conseguiu mesmo impor o seu maior poder físico em alguns momentos, mas foi a formação encarnada a marcar mais um golo. O tento que “matou” a partida e estabeleceu o resultado final foi novamente da autoria de João Filipe. Um remate de meia distância que ainda desviou num jogador alemão.

Comentários