Quando pensamos em Reino Unido, quais são as primeiras coisas que vêm à cabeça? Para mim, certamente são futebol e boa música. Com a proximidade de mais uma temporada da Premier League, vamos mostrar algumas ligações entre essas duas paixões britânicas.

Existem bandas, artistas ou até músicas que possuem uma enorme ligação com clubes que disputam a principal liga do mundo. Fizemos uma playlist no spotify e explicamos algumas de nossas escolhas logo abaixo. Está pronto para essa “viagem” cultural? Bora!?

Chelsea – Gorillaz/Blur (Damon Albarn)

Feel Good Inc.

 

Tudo bem no atual campeão. O Chelsea chega para a nova temporada com praticamente toda a base mantida. Diego Costa e Matic foram as perdas, mas que tiveram ótimos nomes chegando para suprir: Alvaro Morata e Bakayoko.

Um dos músicos ilustres que torcem pelos Blues é Damon Albarn, líder das bandas Blur e Gorillaz. Como são os atuais campeões, são eles e os Gorillaz quem abrem nossa playlist com Feel Good Inc.

Tottenham – Adele

Set Fire to the Rain

Para o Tottenham ser campeão da Premier League parece ser mais difícil que colocar fogo na chuva. Vice-campeões na última temporada, os Spurs estiveram muito próximos do título em 2014/2015, quando permaneceram na caça ao Leicester até as rodadas finais.

Adele é uma torcedora fanática do Tottenham e é dona de uma das faixas da nossa lista.

Manchester City – Oasis (Liam e Noel Gallagher)

Wonderwall

Esta talvez seja a banda que tenha mais ligação com algum clube na Premier League. Os irmãos Liam e Noel Gallagher, apesar de sempre estarem brigados, são muito participativos dentro do clube e sempre marcam presença nas arquibancadas.

Wonderwall é um dos “hinos” do conjunto britânico e, por diversas vezes, é cantado nas arquibancadas do Etihad Stadium.

Além de Oasis, não podemos deixar de citar a canção “Blue Moon”, que também é tradicionalmente cantada antes de cada partida do Manchester City em casa.

Ambas as canções fazem parte da nossa “EPL Songs”.

Liverpool – You’ll Never Walk Alone

 

Se Oasis é a banda com maior ligação com um clube inglês, podemos dizer o mesmo da música You’ll Never Walk Alone. Composta por duas pessoas que não possuem qualquer conexão com o Liverpool, os norte-americanos Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II criaram a canção que embala os Reds.

Como costume, a torcida dos vermelhos de Liverpool canta em alto e bom som ao início de cada partida em Anfield. Esta temporada, os Reds chegam com possibilidades de fazer grande campanha na Premier League e o apoio de sua torcida, que nunca os deixa caminhar sozinhos, pode ser essencial para um possível título.

Arsenal – The Who (Roger Daltrey)

Baba O’ Riley

 

Mais uma temporada está para começar e o Arsenal segue com Arsene Wenger em seu comando técnico. Com os resultados apresentados no último ano, tudo levava a crer que seria final de linha para o treinador francês, mas a diretoria gunner decidiu dar mais dois anos de contrato para o que já é o atual técnico com mais tempo no cargo: nada mais, nada menos que 21 temporadas.

Roger Daltrey, vocalista da banda The Who, é um famoso torcedor do Arsenal. E assim como diz em “Baba O’ Riley”, mais uma faixa da nossa playlist, é o que pensa Arsene Wenger e a diretoria gunner para esta temporada: “I don’t need to fight to prove I’m right, I don’t need to be forgiven” (Eu não preciso lutar para provar que estou certo, eu não preciso ser perdoado).

Com tanta história no clube, todos sabem do que o comandante francês é capaz e nada o que acontecer vai apagar toda sua trajetória.

Manchester United – Radiohead (Thom Yorke)

Creep

 

Thom Yorke, vocalista e líder da banda Radiohead, é conhecido por ser um grande fã do Manchester United. Nos últimos anos, os dois, Radiohead e United, foram modelos no que fazem.

O primeiro, exemplos para o rock britânico, servindo de inspiração para muitas outras bandas. O segundo, papou a grande maioria das edições da Premier League, que começou em 1991, e agora já é o maior detentor de títulos ingleses da história.

Com tantas conquistas recentes, o torcedor dos Red Devils que viveu essa época pode até pensar que é “insignificante” perto do time, que United é demais para ele, como Thom Yorke canta em “Creep”, mais uma música que está em nossa playlist.

Everton – Beatles (Paul McCartney)

Come Together

 

Pelo fato dos Beatles serem de Liverpool, logo vem à cabeça que o quarteto torcia para os Reds, mas não é o que acontece. Torciam pelo Everton, para a parte azul da cidade. Paul McCarthney, um dos dois beatle vivos, é um dos mais ilustres fãs dos Toffees.

Nas últimas temporadas, o Everton tem feito Premier Leagues dignas. Terminando sempre na parte de cima da tabela e dando trabalho aos candidatos ao título.

Para 2017/2018 perderam uma das maiores estrelas e goleador Romelu Lukaku. Em contrapartida, a maior revelação dos últimos anos voltou para casa: Wayne Rooney. Agora, mais do que nunca, os Toffees terão de unir forças e ir juntos. Come Together também estrela nossa lista.

West Bromwich – Eric Clapton

Cocaine

Sem conquistar um título de primeiro escalão na Inglaterra desde 1968, quando venceram a FA Cup, o West Bromwich tem se resumido, há algum tempo, a permanecer na Premier League e fazer uma campanha de meio de tabela.

Na temporada passada terminaram na 10ª colocação e não passaram sustos com um possível rebaixamento. Parece não ser fácil viver na corda bamba, mas Eric Clapton, ilustre torcedor do WBA, tem a solução para expulsar as tristezas em “Cocaine”, outra música de nossa playlist.

Leicester – Kasabian

Underdog

 

O Leicester surpreendeu o mundo e escreveu uma das mais incríveis páginas da história do futebol em 2015/2016. Os “underdogs”, que eram cotados para o rebaixamento e tinha cotação de 5.000 para 1 nas casas de apostas, foram lá, contra todas as possibilidades, e conquistaram a mais disputada e rica liga do mundo.

Curiosamente, a banda Kasabian, que é da cidade e é composta por torcedores fanáticos dos Foxies, lançou a música “Underdog” (zebra/azarão, em português) em 2009. Sete anos depois, ela fez mais sentido do que nunca. Não poderia ser outra a próxima faixa da playlist.

Newcastle – The Police (Sting)

Every Breath You Take

 

Treinado pelo conhecido Rafa Benítez, o Newcastle nadou de braçadas na Championship em 2016/2017 e conquistou a segunda divisão do futebol inglês. Com isso, estão de volta à elite um ano após o rebaixamento.

Donos de uma das torcidas mais fanáticas da Inglaterra, os Magpies puderam contar com todo esse apoio durante a campanha na Championship.

“Cada suspiro que você der, cada movimento que fizer, cada passo que der, eu estarei te observando”, canta Sting, líder da The Police e fanático pelos alvinegros, em “Every breath you take”. Obviamente, também está em nossa lista.

Outras ligações

Para completar nossa playlist, vamos colocar algumas músicas de artistas britânicos com ligações com algum clube. Deixaremos o nome da música, do time que torce e, obviamente, da banda/cantor.

Sheffield Wednesday – Arctic Monkeys (Alex Turner)

Arctic Monkeys – Do I Wanna Know

Wolverhampton Wanderers – Robert Plant (Led Zeppelin)

Led Zeppelin – Stairway to Heaven

Fulham – Lilly Allen

Somewhere only we know

Exeter City – Chris Martin (Coldplay)

Coldplay – The Scientist

Brighton – Luke Pritchard (The Kooks)

The Kooks – Naïve

 

Comentários