Kylian Mbappé - França

Bondy, uma pequena cidade francesa com pouco mais de 50 mil habitantes, foi o local que viu nascer para o mundo de futebol aquele que quase 20 anos depois se tornou a principal estrela da sua geração no país.

Foi no clube local que Kylian Mbappé deu os primeiros passos na ainda curta carreira de jogador, treinado pelo próprio pai, tempos onde já acompanhava o trajeto do irmão Jirès, 10 anos mais velho e também ele futebolista, atualmente ao serviço do Bursaspor.

Desde cedo se percebeu que tinha algo de especial, determinado em seguir as pisadas do seu ídolo Cristiano Ronaldo, de quem guardava recortes por todo o quarto. Contudo, começaram a surgir comparações com outra grande figura do futebol mundial, quando já no Mónaco e após a sua estreia precoce na equipa principal aos 16 anos, a imprensa francesa colocou Mbappé como o “novo Henry”, com base nas semelhanças no estilo de jogo, principalmente as características físicas e técnicas partilhada spor ambos, para além de terem o Mónaco como clube em comum no início da trajetória no futebol sénior.

O menino de Bondy encantou o mundo do futebol logo na primeira temporada completa ao serviço da equipa A monegasca, onde se sagrou campeão sob o comando de Leonardo Jardim e contribuiu decisivamente para uma excelente campanha na Champions League, atingindo as meias finais da competição.

Os grandes colossos do futebol europeu ficaram loucos pelo jovem Kilyan, que apesar de todas as tentações que lhe apareciam fora de portas, optou por continuar no país e trocar o Mónaco pelo rival PSG, que resolveu perder a cabeça e gastar 180 milhões na compra do passe.

Passado 1 ano, os dirigentes do clube de Paris não devem com certeza estar arrependidos do investimento que fizeram, com Mbappé a ser uma das peças mais importantes na reconquista do campeonato francês, assumindo-se como principal figura da equipa no período de ausência de Neymar por lesão.

Mas foi já neste Verão que Kilyan Mbappé viveu o ponto máximo da sua carreira, com a conquista do Mundial de futebol pela França, sendo considerado o melhor jovem jogador da competição e conseguindo, entre outros feitos, tornar-se o 2º jogador mais novo de sempre a marcar numa final, apenas ultrapassado por Pelé.

Por tudo isto, Mbappé surge já como um dos potenciais nomes na luta pela Bola de Ouro desta época. Se ainda é cedo para comparar o jovem ao ídolo Cristiano Ronaldo e ao inevitável Lionel Messi, os dois astros do futebol atual, a verdade é que já leva a vantagem de aos 19 anos ter conseguido conquistar a principal prova de seleções do Mundo, algo que tanto o português como o argentino ainda perseguem. Será um bom prenúncio para o que vem aí? Com uma coisa todos temos de contar, o nome Kylian Mbappé já está bem dentro do mapa desta geração.

Comentários
Artigo anterior(Des)valorizaração dos clubes portugueses
Próximo artigoSegunda Liga, capítulo I – O Grito de Revolta Canarinho
Tomás Brázia
Tenho 22 anos, sou Licenciado em Ciências da Comunicação e desde cedo que me interessei por futebol. Comecei a acompanhar a modalidade por influência do meu avô, que me levava ao estádio, e a partir dessa altura sempre segui atentamente, tanto o futebol nacional como internacional. Tenho várias equipas referência, que influenciaram a minha visão do jogo ao longo do tempo, sendo a primeira de todas o Arsenal de 2004, que ficou conhecida como “Os Invencíveis”. Contudo, aquela que mais me marcou pessoalmente foi a geração Tiki Taka, que brilhou tanto no Barcelona como na Seleção Espanhola. Na minha opinião, o segredo para o futebol ser uma modalidade tão apaixonante passa pela sua simplicidade nas regras, o que o torna num jogo tão emotivo e imprevisível, sendo talvez aquele onde há espaço a maiores surpresas e onde é mais possível combater a desigualdade de forças entre duas equipas. A escrita é a forma em que me sinto mais confortável para discutir e analisar futebol, que para além dos fatores anteriores que apontei, também é a modalidade que suscita maior pluralidade de opiniões, o que acaba por enriquecer o debate em torno do jogo.