Novo estádio do Maracanã

Hoje por todo o mundo podemos ver diversas pessoas reclamando sobre o “tal do futebol moderno”, mais será que o futebol moderno tende a ser tão chato assim? A reclamação sobre o futebol estar virando teatro vem por grande parte de torcedores organizados e torcedores “das antigas”. Podemos ver que hoje existem diversos estádios modernos espalhados pelo Brasil e Mundo, mais ao que parece as festas mais bonitas acontecem nos estádios mais antigos ou “menos modernizados”.

E a reclamação não para só em questões dos estádios, muitos reclamam ainda da boa e velha geral ter sumido dos estádios. Com o sumiço do setor pode-se dizer que as festas nas arquibancadas perderam um pouco de suas cores e beleza. Em muitos estados do Brasil hoje acontecem clássicos de torcida única, o que muitas vezes também empobrece o espetáculo. Muitas torcidas também perderam o seu direito de ir aos estádios com instrumentos, roupas e faixas que os representem. É certo que as punições acontecem por conta dos vandalismos que acontecem com brigas que chegam a virar assassinatos. Mais com isso vem outra questão, deve-se punir a instituição ou o indivíduo? Sabemos que torcidas organizadas contam sempre com mais de 1.000 sócios e muitas vezes fica difícil saber sobre todos eles. E fica mais difícil ainda saber quando se encontra em qualquer camelo uma camisa de qualquer torcida organizada. Mais esse assunto podemos deixar para outro momento.

Mais será que o futebol moderno pode ser tão chato assim? Será que os chefões do futebol querem apenas transformar os estádios em “teatros”?  Em uma experiência pessoal, ao ir assistir um jogo atualmente pude ver que muitas pessoas vão ao estádio apenas parar ter a sua selfie curtida em sua rede social! Muitos passam a maior parte do jogo em redes sociais, whatsapp ou até mesmo com joguinhos no celular e só participa do jogo quando o time marca um gol. Recentemente um caso que me chamou a atenção foi na Arena Corinthians, onde um torcedor estava no setor Oeste inferior (um setor mais caro) e assistia à partida de pé, porém o torcedor foi xingado por muitos por estar de pé! E para meu espanto a situação ficou ainda mais “constrangedora” quando a polícia veio retirar o torcedor da arquibancada! E muitos outros torcedores aplaudiam tal coisa e ainda continuavam a ofender o torcedor! Será que é esse o modelo de torcedor que o futebol moderno nos trouxe? Confesso que em anos de estádios nunca havia visto uma coisa tão espantosa quando essa.

É talvez o futebol moderno realmente tenha que ser chato, estádios modernos, caros, estádios mais vazios, ingressos mais caros e com isso menos torcedores de verdade e agora cada ano que se passa vemos isso piorar com regras dentro de campo e até fora dele! Não se pode mais comemorar sem camisa, comemorar em alambrados (os que ainda existem), não se pode mais provocar torcedor rival e ainda por cima fora dos campos os jogadores tendem a ser “robotizados” por medo de levarem uma punição por alguma declaração. Clássicos hoje em dia com torcida única já se tornaram “chatos” e pior ainda é quando os jogadores ficam apenas no “temos que respeitar eles”. Cadê a provocação? Cadê aquela rivalidade “gostosa” que tínhamos com Vampeta, Edilson, Marcos, Léo, Paulo Nunes e muitos outros jogadores. Com tudo isso chego à conclusão que sim, o futebol moderno tem que ser chato.

Comentários