Campeonato do Mundo da Rússia 2018

A poucos dias de Fernando Santos anunciar os 23 jogadores que vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2018, podemos elaborar uma lista sem correr grandes riscos de falhar. Porque, salvo uma ou outra posição em que poderá haver dúvidas, o núcleo duro está perfeitamente definido na cabeça do Engenheiro.

Na baliza, parece pacífico que Rui Patrício, Anthony Lopes e Beto serão os eleitos. Em relação à defesa, Fernando Santos já admitiu que, face à lesão de Danilo, terá de levar oito jogadores para o setor recuado. Fábio Coentrão e Raphaël Guerreiro devem ter lugar garantido no lado esquerdo; Cédric Soares estará certo no flanco direito, devendo ser “acompanhado” por João Cancelo, embora Nélson Semedo também seja uma hipótese. Rolando, Bruno Alves e Pepe são pesos-pesados para o eixo central. Para contrabalançar com a veterania e já alguma falta de velocidade deste trio, é provável que Fernando Santos aposte no jovem Rúben Dias.

Feliz do treinador que pode contar com tanta qualidade para o meio-campo. William Carvalho, Bruno Fernandes, João Moutinho, João Mário, Adrien Silva, André Gomes… E aqui já estão seis jogadores. Mas Manuel Fernandes, depois da época brilhante que fez no Lokomotiv Moscovo, merece um lugar entre os eleitos de Fernando Santos. E isso pode deixar André Gomes fora das contas.

Para o ataque, a qualidade é também bastante elevada. A começar, naturalmente, por Cristiano Ronaldo. Depois, há Ricardo Quaresma, Gelson Martins, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e André Silva. Mas há ainda Rony Lopes, autor de uma temporada fantástica no Mónaco.

De fora é quase certo que irá ficar o herói do Europeu, Éder. Assim como Nani, até agora um dos imprescindíveis de Fernando Santos, mas que, depois de época que fez, não terá grande margem de manobra.

Comentários